quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pastores

Confesso que ainda não vi o premiado documentário “Ainda há pastores?”, mas conheço a história. Passa a ideia de que os pastores estão em vias de extinção, mas na verdade o que está a acontecer é uma evolução na carreira, ou seja, deixaram de guardar ovelhas e começaram a trabalhar para a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). É engraçado que sempre houve uma ligação entre religião e pastores. Essa ligação verifica-se no presépio onde o pastor é figura sempre presente tal como os reis magos e as lavadeiras. Existe mesmo uma frase que prova isso e que de certeza todos conhecem: “o Senhor é meu pastor, nada me faltará…”
Essa relação (pastor/religião) atinge o auge em Portugal a 13 de Maio de 1917, quando três crianças se rebolavam com um pequeno rebanho de ovelhas e 4 carneiros na Cova da Iria. De repente, uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira, uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco… Chamavam-se Lúcia, de 10 anos, e Francisco e Jacinta, de 9 e 7 anos e eram os Pastorinhos (chama-se assim aos pastores com idades compreendidas entre os 7 e os 10)!
A Senhora desceu da azinheira, desligou os holofotes e quando se preparava para falar com os pastorinhos, já as ovelhas tinham fugido a sete pés. Os pastorinhos habituados a ver o espaço 1999 estavam convencidos que a Senhora era um holograma e ficaram exactamente no mesmo sítio, especados. A Senhora, com medo que eles chamassem a GNR e porque não tinha ali rebuçados disse: “venham cá que eu conto-vos 3 segredos!” O resto da história já todos conhecem.
O pastor tornou-se assim o porta-voz da palavra do Senhor, e embora o conceito de pastor seja muito lato, a sua função é sempre a mesma: cuidar do rebanho.
Jesus Cristo ficou também conhecido como o Bom Pastor, mas o que diferencia os bons dos maus pastores é a posse de um cão, o cãoprimido.

13 comentários:

J º º G disse...

Sair com o gado todos os dias cedinho para a montanha. Voltar já o Sol posto não é definitivamente pêra doce. Experimentem! Não há intervalinho para café, não há café, não há uma passeadela com os olhos pelas miúdas, nada!

No entanto todos estão prontos para atirar o primeiro calhau. Que os pastores são uns bacocos, que papam as ovelhas lá na serra, isso sim, isso todos dizem descaradamente. Era mandá-los para o cimo da serra sem PSP ou NDS e eu queria ver quantas ovelhas é que vos escapavam, queria, queria!

Veja-se o caso de Pedro. Não o apóstolo. O outro, o da Heidi. Imaginem-se numa serra levada da breca, longe de tudo, a aturar um velhote de barba branca e uma miúda a gritar-vos aos ouvidos: Oh laré laré liru…laré liru… Deixaram de achar graça às vossas piadolas não deixaram!

Bom mas o que se torna absolutamente obtuso é ver esta gaitada nova, que até tem um espírito aberto, a misturar o Ti Pastor com os Pastorinhos de Fátima e com o Senhor Jesus. Bom! Haja paciência. Cada coisa no seu lugar. Uma graçola ou outra ainda se tolera mas tamanha miscelânea é demais.

Uma coisa é o Sr. Pastor, caracterizado pela candura granulada no lábio inferior resultado das ritmadas assobiadelas para ajuntar o gado e umas unhacas onde cultiva colónias de enzimas para fazer o queijo outra são as santas personagens.

Está por provar que os pastorinhos levavam ovelhas ou carneiros ou seja lá o que for. A verdade dos factos é tão simplesmente que à pergunta: “Onde é que andam os catraios?” a resposta dada foi: “ Andam lá em baixo nas pedras a pastar a vaca” ao que se seguiu: “ Tiraste-me daqui as mortalhas?” e o resto já se percebe.

Quanto ao Sr. Jesus, o Pastor, não se relacione com o facto de nós, terráqueos, sermos as respectivas ovelhas, ou uma carneirada. Nada disso. Está tudo claro: “ Tu és o meu pastor nada me faltará” não foi uma afirmação como tem sido veiculado. Tratou-se antes de uma pergunta, isso, uma pergunta: Tu és o meu Pastor? Nada me faltará? Ao que a resposta, oportunamente não publicada terá sido: “ Falta-te um parafuso!”

Pudim disse...

O Senhor é meu pastor... nada me faltará! Ele me leva a beber... às águas cristalinas!
Tu gostas dessa m****!

F Geria disse...

"Com estas palavras do profeta Jeremias, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnam e guiem: «Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se» (Jer 23, 4)."

Ainda existem ovelhas?...

Bárbara Quaresma disse...

F Geria,

Se ainda existem ovelhas?! Tantas e tantas que até dói...

Anónimo disse...

2.100 pastores já utilizam a carteira nacional da OPBB

Para ter a carteira:

1) o pastor deposita a sua contribuição e preenche correta e completamente o cadastro nacional;

2) quando o pagamento da contribuição é detectado, o escritório central da OPBB coloca o nome do pastor na lista de carteiras solicitadas;

3) o líder da seção ordena a impressão da carteira online. A carteira é impressa e enviada para o endereço cadastrado.
http://www.opbb.org/

Vitor Miguel Almeida disse...

Pois, estou de acordo ...
Uma vez vi um anuncio da dita IURD onde dizia:
-"Carissimos, juntem-se a nós e terão a possibilidade de em Um Ano, passar a Pastor da nossa grande familia ... "

Há coisas fantásticas, não há ??

Pudim disse...

O que é que a Bárbara anda a fazer com as ovelhas para ficar toda dorida?

Bárbara Quaresma disse...

lol
Isso agora...

Anónimo disse...

Olá,
O meu nome é Júlio dos Anjos. Sou pastor e queria dismestificar aqui algumas das palermices ditas pelos leitores que me antecederam.

primeiro: sei ler e não sou estúpido nenhum;

segundo: nunca fiz o amor com nenhuma ovelha ou cabra (versão animal);

terceiro: tenho a minha vidinha, pagos as minhas contas e vou ao cinema;

quarto: ide todos para a puta que vos pariu!

Anónimo disse...

Os ruminantes distinguem-se dos outros animais porque o que comem,comem duas vezes e quando não tem agua para beber só sobrevivem se forem empalhados!Ah! Pois é!

Anónimo disse...

Caracter sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais.Ah! Pois é!PASTOR...

Anónimo disse...

Não confundam os verdadeiros Pastores com esses Ministros das Igrejas que se atiram a qualquer rabo de saia. É que nós somos selectivos: preferimos as cabras!

Nuno disse...

Eu fiquei com pena do Julio dos Anjos. Foi uma tremenda injustiça aquilo que tu fizeste, Geria! A gozar assim dessa maneira com os pastores, coitadinhos! Os pastores têm uma vida muito complicada! Passam grande parte do tempo no meio do mato, a tomar conta de animais (não fosse estarem no meio do mato e até podiam ser professores), a apanhar frio (quando está frio) e calor (quando está calor). Foste mesmo velhaco! Ainda por cima ele, que nunca f... assediou uma ovelha ou uma cabra (ele não falou em bodes e carneiros... hummmm, cheira-me que aqui há gato...). Devias ter vergonha, Geria! Vai ter com um Pastor (entenda-se Padre) para que ele te liberte desses pecados. LOL

Cumprimentos,
Nuno.