sexta-feira, 2 de março de 2007

Sopa de letras

Qual será a razão pela qual os chineses substituem o r pelo l? Sim, porque eles não trocam, simplesmente colocam o l no lugar do r. E o mais espantoso é que alguns já estão em Portugal há anos e continuam a não dizer o r. Isto só pode ser marketing, pois se eles falassem correctamente os seus restaurantes passavam a ser como os outros, não atraindo tantos clientes. Mas também pode ser um pretexto para gozarem connosco! Combinaram e decidiram substituir o r pelo l, só para verem as nossas caras, daí aqueles gritos todos que se ouvem na cozinha, que não são nada mais nada menos que risos assim à parva, do género: “viste a cara daquele quando eu disse galinha em plato de felo, ah!ah! ai c’a parvos, ah!ah!”
Não contentes com isso, decidiram colocar números nos pratos, para facilitar! Mas para facilitar o quê e quem? Continuam a dizer “tlinta e tlês”, e quando alguém pede o 69, fica tudo com cara de caso!
Com a chegada das lojas chinesas imagino que, para além de nos tirarem órgãos, nas traseiras das lojas, e virmos aparecer mais tarde numa banheira cheia de gelo e já sem um rim, também se devem divertir a falar sem o r.
Analisando o caso chinês e passando para a realidade portuguesa, existem também algumas letras que deveriam ser substituídas ou até mesmo eliminadas. Qual a razão para existir um b e um v? O efeito acaba por ser o mesmo. Se eu disser vanana, toda a gente sabe que é um fruto muito nutritivo e apreciado, produzido pelas bananeiras (ou pessoa sem energia; indolente; palerma)! Não há necessidade da existência das duas letras. Penso que Espanha já eliminou uma delas (mas Espanha também não é exemplo para ninguém!). Adiante! Tal como no caso chinês, também o pessoal do norte e algum do centro (eu), não troca os b (ou v), o que fazem é substituir o v pelo b. Não existe troca, mas sim substituição! Mas o problema do b (ou v), não é caso único! Repare-se na questão do c e do q (já nem falo do k, porque não têm assim tanta utilidade)! Se disser cuadrado, toda a gente sabe que é um quadrilátero de lados iguais e ângulos rectos (ou uma pessoa baixa e espadaúda)! Além disso, o c têm aquela particularidade meio amaricada de ser cedilhado, de ter uma espécie de protuberância por baixo. Isto tudo porque quando se junta com uma vogal fica mais meiguinho, mais passivo, daí o facto de algumas vogais lhe porem a cedilha! Já o q têm uma relação com o u do género roque e a amiga! Não se largam, isto é, quem levar o q têm o u de oferta! Mas o que é que faz lá o u? Notam alguma sonoridade diferente com ou sem u? Talvez o u seja a tal ponte, sendo que a sua função é mais ou menos esta: “ olá, q este é o a, a este é o q”…
Mas mais polémico ainda, e por isso a guardei para o fim, é o caso da letra h. Ainda me lembro quando na primária me explicaram que o h tinha um som mudo, não se lia. Mas então o que é que ele está lá a fazer? Talvez dê uma certa estética a algumas palavras… O h é tipo aquelas pessoas que passam despercebidas: estão lá mas ninguém nota. Além disso, dizer que se é um homem com O grande não é de bem!
Acho que fiquei sem palavras... ou letras!

4 comentários:

Bárbara Quaresma disse...

As letras são como as pessoas: umas têm mais importância que outras, mas nem por isso as podemos eliminar!

F Geria disse...

H
A oitava letra do alfabeto. Em português não representa, por si só, qualquer fonema, é usado em vários dígrafos (grupos de letras que representam apenas um som), como ch, lh e nh, sendo esta uma letra tipo paranormal, conhecida por alguns como a letra fantasma, fantasmas que quando se revelam obrigam o pessoal a utilizar os dígrafos quase todos tal como “chiça, olha, nhedasse” ( nhedasse é uma palavra como o fosca-se ou …dasse, talvez numa vertente mais obscena).
Esta dor de costas é que não me deixa!... fui apenas comprar um chapéu da chuva… realmente ouvi… “tlês eulos”… mau!...
Bem essa coisa de homem com um O grande… não é mesmo de bem….

Anónimo disse...

Julo qe nao pelcebi um calalo deste post...

Anónimo disse...

Isto assim seria um verdadeiro acordo ortográfico...revolucionário.... realidade, para quê complicar...sim..sim um verdadeiro " simplex ".