terça-feira, 19 de dezembro de 2006

A fava...

Agora que chegou o Natal, estava-me mesmo a apetecer falar noutra coisa...Ora deixa cá ver quais as palavras mais procuradas na net... Pode ser que me surja assim qualquer coisa... Então temos: Carolina Salgado, Pai Natal, Paz no Médio Oriente, Benfica campeão em 2007 e bolo-rei! Tirando o bolo-rei, tudo o resto ou são coisas pouco credíveis ou que não existem! Bem, vou falar do bolo-rei!
Segundo a tradição, este é um bolo com frutos secos e cristalizados que se come especialmente na quadra do Natal até ao Dia de Reis. Para vos ser sincero ainda bem que só se come nesta altura e não durante todo o ano, pois são poucas as pessoas que gostam do bolo-rei como ele é... Eu, por acaso, não posso com aquelas frutas cristalizadas,e, por isso, para comer uma fatia tenho que "desmontar" quase o bolo todo, e tirar as frutas uma a uma. O ideal nestes casos é dividir a fatia com alguém que só goste das frutas. Sim, porque há quem só goste das frutas cristalizadas e não coma a massa. Mas quem é que se lembrou de cristalizar figos, laranjas... Quem? Se souberem podem responder, se não souberem também não há problema, porque na realidade eu também não estou muito interessado em saber...
Como não há regra sem excepção, existe sempre alguém que gosta do bolo-rei com tudo, da mesma maneira que existem aqueles que só querem encontrar a fava (ou não) e o brinde, (embora eu ache que o brinde já não seja colocado devido à elevada quantidade de dentes partidos)e nem sequer provem o bolo-rei.
Tenho a sensação de que os tipos do ovo da Kinder surpresa se basearam no bolo-rei, pois a ideia do brinde e do brinquedo surgiu no bolo-rei; só juntaram o chocolate e mudaram a forma... que sacanas, pá!
Quanto à fava, escondida no bolo, conta a lenda que os Reis Magos, seguindo a estrela que indicava o caminho para o Salvador, disputaram a honra de qual o primeiro iria entregar o ouro, incenso e mirra a Jesus. Vendo a disputa, um padeiro confeccionou um bolo, escondendo no seu interior uma fava. O rei mago que na fatia de bolo tivesse a fava, seria o primeiro a entregar a prenda ao recém-nascido. Isto é a versão que se conta, porque, na realidade, a fava caiu sem o padeiro saber, tal qual o prego, a ferradura e três cabelos. O rei mago além de ficar sem dentes, ao que parece ainda teve de pagar o bolo no ano seguinte... e já andam nesta vida há uns bons 2000 e tal anos. Neste momento e depois de juntarem todas as favas e a convite de José Cid os reis magos preparam-se para confeccionar umas favas com chouriço!

6 comentários:

Bárbara Quaresma disse...

Só acho que te enganaste numa pequena coisa... Quanto às coisas pouco credíveis, devias substituir "Benfica Campeão 2007" por "Porto Campeão 2007"... lol
Depois de efectuada a alteração, posso dizer que o texto está excelente!!!

Anónimo disse...

Gostei muito deste texto! Eu também não gosto nada de bolo rei, ou melhor das frutas cristalizadas! Porque não fazem bolo rei só com nozes e pinhões?
Repito pinhões???

Anónimo disse...

Claro que o texto tinha de ser acerca de comida, mas porque raio te foste lembrar disto???A tua "actora" favorita.

J º º G disse...

A relação entre o Cid e o chouriço já se percebeu, o que eu gostava de saber é ondeéntram as favas?...

Anónimo disse...

Realmente tiveste um bocado mal no "Benfica campeão 2007", mesmo não sendo credivel isto nunca se escreve, nem sequer se pensa... eu gosto muito de bolo rei, mas gosto mais de ti e deste teu telento!!! Desculpa ser sempre a ultima a ler os textos...Beijos onde mais gostares!!!

Nuno disse...

Após leitura atenta deste texto, ocorre-me dizer duas coisas:

1. As palavras "Benfica" e "campeão" na mesma frase não faz qualquer sentido!!! São duas palavras que não ligam uma com a outra e, portanto, a acontecer estarem na mesma frase é o mesmo que dizer que a pessoa não está a dizer coisa com coisa.

2. O Bolo-Rei, quando não tem frutos secos, até nem é mau. Para mim, pior do que as frutas cristalizadas são mesmo os frutos secos. Amêndoas, amendoins, pinhões... Mas para que raio metem isso no meio de um bolo?! Mas há uma coisa que me dá esperança. Actualmente, a fava e o brinde já não fazem parte da lista de ingredientes do bolo-rei. Ou seja, pelo menos um dos frutos secos (a fava) já saltou fora, agora só resta esperar pelos outros todos. Mas sou sincero, espero que esta diminuição de ingredientes (será a crise?) não se extenda às frutas cristalizadas. É que senão, daqui por algum tempo, o bolo-rei mais não é do que um simples pão-de-ló e eu não gosto lá muito de pão-de-ló.

Um abraço,
Nuno.